A área rural do estado é feita por políticas públicas, organizações sociais, tecnologia de ponta e, há 45 anos, tem como principal aliada a Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul. Com quase cinco décadas de história e sendo uma das entidades de base mais atuantes, a Famasul acumula conquistas feitas pensando na sociedade como um todo
Mato Grosso do Sul tem como parte do DNA o agronegócio. O passado da segunda unidade federativa mais jovem criada no Brasil foi fundamentado em cima da terra vermelha e das condições climáticas favoráveis ao campo. Pela participação ativa no âmbito rural, ao longo dos quase 45 anos de existência, a história de MS se mescla com a da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famasul).

Em 11 de outubro, Mato Grosso se divide, e o Brasil dava as boas-vindas ao, há época, "irmão caçula", Mato Grosso do Sul. Meses após a emancipação, surgia a Famasul como uma entidade completamente voltada para os homens e mulheres da área rural. Em mais de quatro décadas, a federação se despontou como grande aliada e propulsora de avanços em políticas públicas, organizações de base, tecnologia e educação para o campo.
Os avanços são paulatinos e presentes em vários setores do agronegócio. Na área da educação e capacitação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) se apresenta como ponte. Quando se fala em política pública para o campo, a progressão é inegável. Já nas cadeias produtivas com maior presença em Mato Grosso do Sul, a tecnologia não é tida como assunto do futuro, mas sim do presente!
Aliada do campo
Os últimos números consolidados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o estado totalizava, em 2019, um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de R$ 106 bilhões. Do montante, a agropecuária respondia por 17%, sendo R$ 18,29 bilhões. Quando comparado a 2002 (ano inicial da série), houve crescimento de 393,9% no PIB da agropecuária sul-mato-grossense.
Com atuação nas 79 cidades de Mato Grosso do Sul, a Famasul age de forma intrínseca no desenvolvimento do setor rural do estado. Aliada dos homens e mulheres do campo, a Federação comemora 45 anos de atuação, levando conhecimento, educação, empreendedorismo, capacitação, tecnologia, assistencialismo e serviços para sociedade.
O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, destaca que a federação participou e participa de todas as grandes decisões políticas voltadas ao agronegócio de Mato Grosso do Sul.
"Houve a criação do nosso estado e logo depois surgiu a Famasul. Nós fazemos essa interlocução entre produtores rurais e os governantes. A Famasul teve essa participação e continua tendo. Atualmente a Famasul participa de cerca de 160 colegiados defendendo os produtores rurais. A importância da Famasul perante a proteção dos interesses dos produtores rurais da porteira para fora é muito importante", pontuou.
Bertoni explica sobre a participação de várias entidades, fundações e instituições no desenvolvimento do agronegócio de Mato Grosso do Sul. "Nós pegamos as novas tecnologias que são estudadas nas fundações e conseguimos dar um ar mais fácil para o produtor rural entender. Trazemos essas tecnologias aos produtores. Assim, conseguimos atingir o título de ser um estado tão pujante no Agro".
Fonte: G1 MS


Comentários