Após ofício entregue pela deputada federal Camila Jara (PT-MS) ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governo federal atendeu o pedido e priorizou o envio do implante contraceptivo Implanon para o estado de Mato Grosso do Sul.

No documento, entregue em setembro do ano passado, a parlamentar solicitou a distribuição prioritária do Implanon para todos os municípios sul-mato-grossenses, com atenção especial aos territórios indígenas, rurais e periféricos, além da capacitação imediata dos profissionais de saúde e da realização de campanhas educativas para informar as mulheres sobre o acesso ao método.
O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, com eficácia superior a 99% e validade de até três anos. O custo do implante varia de R$900 a R$4mil por unidade e vai impactar a vida de milhares de mulheres, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade, no tratamento anticoncepcional e também no tratamento de endometriose.
“Começamos com a distribuição gratuita de absorventes para as pessoas que enfrentavam a pobreza menstrual. Agora, estamos indo além! A disponibilização do Implanon no SUS é uma conquista histórica, mas ela só se concretiza quando chega à quem precisa. Nosso pedido foi justamente para garantir que as mulheres do Mato Grosso do Sul não ficassem para trás nesse processo. Além disso, representa um avanço significativo na promoção da equidade, ao garantir que regiões historicamente negligenciadas tenham acesso a políticas públicas de qualidade”, enfatizou Camila Jara.
A prioridade concedida ao Mato Grosso do Sul reforça o trabalho da deputada Camila Jara, junto com o Governo Federal, em pautas prioritárias para a saúde das mulheres sul-mato-grossenses.

Comentários