Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao acessar o site, você concorda com a política de utilização de cookies.

Conselho de Ética da Câmara abre processo contra Eduardo Bolsonaro
Conselho de Ética da Câmara abre processo contra Eduardo Bolsonaro

Grupo vai analisar conduta de deputado que está nos Estados Unidos; análise pode levar à perda do cargo político

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu nesta terça-feira (23) um processo que pode levar à cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por condutas incompatíveis com o mandato parlamentar. A ideia é que parlamentares avaliem a condução dele como deputado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os pedidos enviados ao Conselho, há destaque ao que aponta quebra de decoro do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro por atuações nos Estados Unidos que possam ter contribuído com a taxação de 50% a produtos brasileiros.

Ao todo, foram quatro denúncias, três apresentadas pelo PT e uma pelo PSOL. Todos os pedidos afirmam que Eduardo violou normas de conduta indicadas para um deputado.

Indicação barrada
A abertura do processo no Conselho de Ética ocorre logo após a Câmara barrar a indicação de Eduardo Bolsonaro para a liderança da minoria na Casa. A mudança é vista como uma estratégia para evitar que o parlamentar perca o mandato por excesso de faltas.

Na decisão, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou que o registro remoto de presença só é permitido em casos de missão temporária “devidamente autorizada e comunicada”.

Segundo ele, a comunicação prévia é requisito obrigatório para qualquer ausência do país, seja por motivos pessoais ou oficiais.

A oposição anunciou que vai recorrer da decisão.

Notícias Relacionadas

Comentários