Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao acessar o site, você concorda com a política de utilização de cookies.

Foragida do 8 de Janeiro é deportada dos EUA e presa em Minas Gerais
Foragida do 8 de Janeiro é deportada dos EUA e presa em Minas Gerais

Rosana Maciel Gomes desembarcou em Confins e foi imediatamente detida pela Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) prendeu, na última quarta-feira (27/8), Rosana Maciel Gomes, de 51 anos, por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023. Foragida, Rosana foi detida logo após desembarcar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), em um voo de deportados dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a PF, após a prisão, Rosana passou por exame de corpo de delito e foi conduzida ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Rosana estava detida em El Paso, no estado do Texas, desde junho deste ano, por estar em situação irregular nos Estados Unidos. Além dela, outras três mulheres que haviam fugido do Brasil e estavam foragidas também foram enviadas ao mesmo presídio: Michely Paiva Alves, Cristiane da Silva e Raquel Lopes de Souza. Cristiane, entretanto, havia sido deportada em 24 de maio.

As quatro são acusadas de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado contra o patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa.

Natural de Goiânia (GO), Rosana foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por participar do grupo que depredou prédios na Praça dos Três Poderes e no Palácio do Planalto, praticando atos contra a democracia. Entre os danos, estão vidros, cadeiras, painéis, mesas, obras de arte e móveis históricos, incluindo um relógio trazido ao Brasil por D. João VI em 1808.

Rosana chegou a ser presa anteriormente, mas foi liberada sob liberdade condicional, com a obrigatoriedade do uso de tornozeleira eletrônica.

Notícias Relacionadas

Comentários