Deputado não disputou cargo, mas viajou por dez capitais para reforçar campanha do partido; esposa e assessores também foram passageiros em alguns voos
O Partido Liberal (PL) desembolsou R$ 3,3 milhões no fretamento de jatinhos usados pelo deputado federal Nikolas Ferreira (MG) durante o período eleitoral de 2024. Embora não tenha concorrido a nenhum cargo, o parlamentar foi um dos principais cabos eleitorais da legenda, presidida por Valdemar Costa Neto.

Segundo documentos obtidos pelo portal Metrópoles, os voos foram realizados entre 11 de setembro e 25 de outubro, período de maior intensidade da campanha municipal. Ao todo, foram 14 deslocamentos pagos pelo PL, em dois deles constando também a esposa do deputado, Lívia Orletti, além de assessores e seguranças.
A prática não se restringiu a Nikolas. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, atual presidente do PL Mulher, e o senador Marcos Pontes (SP) também tiveram deslocamentos bancados pela sigla. Em especial, os trajetos de Nikolas e Michelle foram estratégicos para reforçar candidaturas em São Paulo, com registros de pousos no Campo de Marte e em Jundiaí.
Durante a campanha, Nikolas percorreu dez capitais no primeiro turno, ajudando o partido a avançar ao segundo em sete delas — Cuiabá, Belém, Fortaleza, Belo Horizonte, Goiânia, Manaus e Palmas. O PL ainda conquistou uma vitória em Rio Branco (AC) já na primeira rodada. As derrotas ocorreram em São Paulo, onde o deputado apoiou o coach Pablo Marçal (PRTB), e no Rio de Janeiro.
A assessoria de imprensa do deputado foi procurada, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.


Comentários