Na sessão ordinária desta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Coxim aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 033/2025, que institui o Conselho Municipal de Direitos e cria o Fundo Municipal LGBTQIA+. A medida representa um avanço na defesa e promoção dos direitos desta comunidade, contribuindo para a construção de uma cidade mais segura, plural e inclusiva.
Com essa aprovação, Coxim se torna o segundo município de Mato Grosso do Sul a criar oficialmente um Conselho Municipal voltado aos direitos LGBTQIA+.
O Fundo Municipal será um instrumento essencial para garantir recursos destinados à implementação de políticas públicas para a população LGBTQIA+, assegurando que ações e programas sejam efetivados de forma contínua e estruturada.
Em junho deste ano, a Câmara sediou a 2ª Conferência Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ – Coxim e Região, evento que reuniu lideranças, representantes de movimentos sociais, autoridades e cidadãos engajados na luta por igualdade e respeito.
Durante a tramitação, foi apresentada uma emenda para nomear a lei como “Lei Natasha Lima”. O projeto segue agora para sanção do Executivo.
Homenagem
Natasha Lima foi eleita Miss Gay Coxim 2013 e obteve a 3ª colocação no 6º Miss Gay MS, realizado em Campo Grande. Profissionalmente conhecida como cabeleireira, desde os 15 anos se reconhecia como travesti e esteve sempre ligada ao movimento LGBTQIA+ em Coxim. Natasha faleceu em dezembro de 2023, em decorrência de problemas de saúde que se agravaram.
Fonte: Hugo Crippa


Comentários