Em quase quatro séculos, apenas Dom Pedro II havia recebido a mesma homenagem da instituição cultural francesa
Nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado pela Academia Francesa, uma das mais respeitadas instituições culturais do mundo. Em quase 400 anos de história, apenas 20 chefes de Estado foram agraciados em sessão oficial — e entre os brasileiros, apenas Dom Pedro II havia recebido a mesma distinção, em 1872.
A cerimônia, realizada em Paris, simboliza não apenas um reconhecimento pessoal ao presidente Lula, mas também uma homenagem à cultura brasileira e ao papel do Brasil no cenário internacional. “Considero essa deferência um reconhecimento ao Brasil e ao povo brasileiro”, declarou Lula durante o evento.
Fundada em 1635, a Academia Francesa é responsável por zelar pela língua francesa e promover a literatura e as artes. A homenagem concedida a Lula reforça os laços diplomáticos e culturais entre Brasil e França, num momento de crescente diálogo entre os dois países.
A última vez que um brasileiro havia sido celebrado pela instituição foi há mais de 150 anos, quando Dom Pedro II, imperador do Brasil, foi homenageado por seu apreço às artes, ciências e à cultura europeia.


Comentários