A ex-ministra do Planejamento e uma das principais lideranças políticas oriundas de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (PSB), foi confirmada nesta quinta-feira (25) como pré-candidata ao Senado por São Paulo na chapa encabeçada pelo pré-candidato ao governo paulista, Fernando Haddad (PT). A definição ocorreu após reunião entre Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), Márcio França (PSB) e Marina Silva (Rede).

Com a decisão, Haddad terá Márcio França como candidato a vice-governador, enquanto Simone Tebet e Marina Silva disputarão as duas vagas ao Senado Federal pela coligação governista em São Paulo.
Natural de Três Lagoas e com uma trajetória política construída em Mato Grosso do Sul, Simone Tebet já foi deputada estadual, prefeita de Três Lagoas, vice-governadora, senadora da República pelo Estado e ministra do Planejamento. Também ganhou projeção nacional ao disputar a Presidência da República em 2022, consolidando-se como uma das principais vozes do centro político brasileiro.
Nos bastidores, Simone chegou a ser cogitada para ocupar a vaga de vice na chapa de Haddad. Entretanto, desde o início das discussões, demonstrava preferência por uma candidatura ao Senado, possibilidade que acabou sendo confirmada nas definições da aliança.
A escolha reforça o protagonismo nacional da sul-mato-grossense, que permanece entre os principais nomes do cenário político brasileiro e agora buscará representar o maior colégio eleitoral do país no Senado Federal.
A definição da chapa também representa um importante movimento estratégico da base aliada do presidente Lula para as eleições de 2026, reunindo nomes de expressão nacional na disputa pelo governo paulista e pelas vagas ao Senado.


Comentários