Prefeito Edilson Magro desmarca reunião e provoca paralisação e indignação
Eis a questão que tem sido um quebra cabeça para população coxinense: negação no reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores de 2022 versus o aumento salarial de 41,85% para a Secretária de Educação, Marcia Gonzalez da Silva.

A lei 11.738 existe desde 2008 e regulamenta o Piso Nacional dos professores, o salário dos professores são pagos pelas prefeituras, porém em Coxim houve um descaso do prefeito de Coxim, Edilson Magro, marcando e desmarcando reunião , mostrando falta de comprometimento com a classe.
“Nós solicitamos uma reunião com o Prefeito para conversamos sobre a aplicação do piso nacional de 2022 aos professores, porque até agora não tivemos nenhuma posição, a gestão nos pediu um tempo de 30 dias e hoje (15/03) completa estes dias, que era o dia que teríamos essa reunião. No entanto, a reunião foi cancelada, por isso, a Rede Municipal fará uma paralisação”, declarou a professora Mara Nubia durante entrevista na rádio FM Pantaneira.
A decisão do prefeito está revoltando a todos. Mas ele garante que um estudo está sendo feito para a situação mudar.
“Com relação a prefeitura, nós demos o piso dos professores no ano passado. Agora está sendo feito o impacto da folha de pagamento, porque estão sendo convocados professores do concurso ainda. Feito estudo será visto a viabilidade da prefeitura”, afirmou o prefeito Edilson Magro através de sua assessoria.
Na última sessão da Câmara, os vereadores Abilio Vaneli e Marly Nogueira se posicionam sobre o assunto e acreditam que o Prefeito deveria se reunir com os professores e vereadores para alegar as reais condições da Prefeitura sobre o piso.
“O piso é lei. Queremos entender se o Prefeito vai descumprir a lei federal 11.738/2008 e se vai continuar fugindo da população. Enquanto a situação não é resolvida, muitas pessoas ficaram sem estudar, eu gostaria que ele refletisse sobre o impacto que isso irá causar para a nossa cidade”, ressalta o vereador Abilio Vaneli.
Além disso, a vereadora Marly Nogueira lamenta o descaso do Prefeito.
“O mínimo que ele deveria ter feito era uma reunião para conversar sobre o assunto, adiar reunião só complica a situação. Todos nós queremos um posicionamento dele, ele precisa acatar com o piso, os nossos professores merecem este piso e muito mais”, disse a vereadora Marly.
A Folha Publicitária segue apurando novas informações e até o fechamento desta matéria não recebemos novos posicionamentos da Prefeitura.


Comentários