Organização humanitária aponta que a vitória de candidatos aliados a Nicolás Maduro intensificou a saída de venezuelanos rumo ao Brasil
Pacaraima (RR) tem registrado um aumento expressivo no fluxo migratório vindo da Venezuela. A cada momento, novos grupos de pessoas chegam à cidade fronteiriça e formam filas para garantir a regularização migratória junto às autoridades brasileiras.

Ao entrar no país de forma legal, os migrantes recebem um documento temporário que lhes permite acesso a serviços básicos, além da possibilidade de conseguir emprego. No entanto, há também quem arrisque a travessia por rotas clandestinas, fugindo do controle oficial.
De acordo com a Cáritas, organização humanitária ligada à Igreja Católica, o fluxo migratório triplicou nas últimas semanas. O aumento está diretamente relacionado ao cenário político da Venezuela, após as eleições municipais realizadas no fim de julho, quando a maioria dos cargos foi conquistada por candidatos ligados ao Partido de Nicolás Maduro.


Comentários