O ministro Dias Toffoli adiantou o voto dele, e com isso, o STF formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão pela perseguição armada ao jornalista Luan Araújo, em São Paulo, em outubro de 2022.

O que aconteceu
Toffoli depositou seu voto mesmo com o julgamento suspenso. Na manhã de ontem, o ministro Nunes Marques pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar, quando já havia quatro votos para condenar a deputada.
Placar é de 6 a 0 para condenar Zambelli. Antes de Toffoli, o ministro Cristiano Zanin também antecipou o voto dele. Até o momento, cinco ministros concordaram com o parecer do relator, Gilmar Mendes, que sugeriu, além da pena de prisão, a perda do mandato da deputada.
Mesmo condenada, Zambelli só perderá a cadeira na Câmara quando acabar a possibilidade de recurso. No final de janeiro, ela teve o mandato cassado pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) por divulgar vídeos questionando o resultado das eleições de 2022, mas o caso ainda precisa ser julgado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Votaram a favor da condenação de Zambelli:
Gilmar Mendes
Cármen Lúcia
Alexandre de Moraes
Flávio Dino
Cristiano Zanin
Dias Toffoli


Comentários