O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende intensificar o diálogo com atacadistas, donos de supermercados e produtores de alimentos para buscar soluções que reduzam os preços no Brasil. A declaração foi feita em um vídeo divulgado pela primeira-dama, Janja da Silva, no último domingo (26), enquanto o presidente caminhava pela horta da Granja do Torto, em Brasília.

Lula destacou que o aumento da demanda, a alta do dólar e questões climáticas estão entre os principais fatores que influenciam a alta nos preços dos alimentos. "Estamos discutindo e vamos fazer muitas reuniões para encontrar uma solução que garanta que a comida chegue mais barata, de acordo com o poder de compra das pessoas", afirmou o presidente.
Na sexta-feira (24), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, descartou a possibilidade de tabelar os preços dos alimentos como forma de controle. Segundo dados econômicos, o preço dos alimentos foi um dos principais responsáveis pela alta da inflação em 2024, que fechou em 4,83%, superando a meta estipulada pelo governo.
A iniciativa do presidente reforça o compromisso do governo em buscar alternativas que promovam equilíbrio no mercado e garantam o acesso da população a produtos alimentícios essenciais.


Comentários