Embora não tenha se sagrado campeã do 4º Brazil Master Cup Nordeste 2022 de Handebol, a equipe ‘Pantaneiros de Coxim’, uma das representantes de MS fez bonito, jogou muito, deu demonstração de vigor e saiu fortalecida da competição nacional ao ficar na 5ª colocação. O embate aconteceu neste sábado (12), na Capital Sergipana de Aracaju.
No primeiro confronto, a equipe coxinense máster 35+ saiu vitoriosa ao derrotar ARUC (Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro) do Distrito Federal por 12 a 11. Neste embate, classifica apenas o primeiro de cada chave e o melhor segundo, a equipe ficou em 2º devido ao melhor saldo de gols.
No segundo confronto, ‘Pantaneiros de Coxim’ derrotou Pernambuco por 17 a 13.
Já nas quartas de final, a equipe acabou perdendo o jogo por 20 a 19 para Jaconina da Bahia e pondo fim ao sonho de se tornar campeã do maior Campeonato de Handebol Master das Américas, o Brazil Master Cup de Handebol.
O atleta Raul Wasnieski foi escolhido como o melhor jogador da equipe e acabou ganhando prêmio por ser destaque durante as partidas de Handebol, demonstrando além do excelente preparo físico, psicológico, sua garra e determinação.
O Brazil Master Cup Nordeste de Handebol acontece entre os dias 12 e 15 deste mês.
Esta é a primeira vez que a capital sergipana sedia um evento, que contou com a participação de 1.200 atletas de 60 equipes do Brasil, além de outros países como Chile, Porto Rico e República Dominicana.
A competição abarcou as categorias masculino (35+, 45+, 49+, 56+) e feminino (30+, 37+, 44+, 50+). As disputas foram realizadas em cinco ginásios, sendo eles: Estação Cidadania, IFS Aracaju, Arquidiocesano - Centro, Purificação e Sesi Socorro.
A abertura da competição foi neste sábado, às 9h, na Estação Cidadania, no Bairro Bugio. As finais acontecem nesta terça-feira (15), no IFS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) Aracaju, a partir das 8h.
O surgimento do handebol
É atribuído ao professor alemão Karl Schelenz (1890-1956) da Escola Normal de Educação Física de Berlim, o título de fundador do handebol. Esse esporte teve início em 1919, na Primeira Guerra Mundial.
É um esporte muito praticado no nosso país. Hoje temos campeonatos e seleções nacionais tanto na modalidade feminina quanto na masculina.
O Brasil é pentacampeão pan-americano da modalidade feminina e tricampeão na masculina. Além disso, a nossa seleção feminina de handebol já foi campeã mundial e está com vaga garantida para a próxima olimpíada.


Comentários